Juliana Oliveira
Pedro de Luna
Mais abaixo, à esquerda, a foto de uma mulher branca, de cabelo castanho claro e blusa preta "tomara que caia".  Ela tem tatuagens, está sentada numa cadeira de rodas, segura  uma caneta numa das mãos e na outra, um livro.
 À direita, um homem branco com barba e cabelo grisalho. Ele veste blusa preta, está sorrindo e segura um livro nas mãos.
Na parte inferior do cartaz, à esquerda: 
Entrada franca
R. Miguel de Frias, 9- Icaraí
O símbolo de acessibilidade em libras e o logo do Centro de Artes UFF
Na lateral direita, a foto de um homem branco de chapéu preto e blusa branca e preta.
Ex-alunos do IACS conversam sobre o tema e lançam livros.

A Universidade Federal Fluminense promove o evento gratuito “Segunda Inclusiva” dia 23 de janeiro de 2023, no Espaço de Convivência, no Centro de Artes UFF, em Icaraí. “Inclusão, Comunicação e Rock and Roll” são temas de roda de conversa e lançamento de livros. O bate-papo será mediado pela jornalista Lucília Machado, apresentadora do podcast “Acessando Lucília” e integrante da Comissão UFF Acessível.


Os autores e “conversadores” são os ex-alunos da Universidade, Juliana Oliveira e Pedro de Luna, ambos formados pelo Instituto de Artes e Comunicação Social – IACS, onde se conheceram e se tornaram amigos em meados dos anos 1990. Juliana Oliveira lança o livro “Transpareço – Uma Autobiografia em Movimento” em que narra e reflete sobre seus 25 anos como cadeirante condição adquirida depois de um acidente automobilístico em 1997 e Pedro de Luna “CHAMP – A Incrível História do Baixista Champignon do Charlie Brown Jr'”, onde o autor esmiúça a trajetória do músico que fundou a banda com Chorão, em 1992. Uma história emocionante, mas com final trágico, uma vez que os dois morreram em 2013, num intervalo de apenas seis meses: o vocalista em março, de overdose, e Champ em setembro. Pedro além de escritor, “CHAMP” é sua oitava biografia, é editor e no Natal ajudou Juliana a realizar o sonho de publicar o seu primeiro livro, totalmente independente; agora eles estarão juntos na UFF outra vez para contar essas e outras histórias.

Sobre Juliana Oliveira:
Tetraplégica desde os 22 anos, a publicitária Juliana Coutinho Oliveira nunca esmoreceu: fez mestrado, doutorado, casou-se, teve duas filhas e tornou-se apresentadora do primeiro programa da televisão brasileira, o Programa Especial na TV Brasil, inteiramente dedicado às pessoas com deficiência. Em “Transpareço – Uma Autobiografia em Movimento”, seu livro de estreia, Juliana mostra sua vida por trás dos bastidores, abordando assuntos pessoais e profissionais. Com uma costura mística, a autora, hoje com 47 anos, conta sua trajetória, interligando os fatos ocorridos com diversos estudos astrológicos e espirituais feitos ao longo de sua vida, alguns deles realizados antes mesmo de seu acidente. Com 176 páginas e muitas fotos, o livro tem uma leitura agradável, leve e emocionante e, de fato, deixa transparecer aspectos da vida da apresentadora que certamente são desconhecidos de seu público. Juliana conta sobre a transição que a levou à cadeira de rodas. Com bom humor e sinceridade, nos deparamos com situações de seu cotidiano e as emoções daí advindas. “É uma grande alegria voltar a UFF após tantos anos, agora como escritora e profissional de comunicação, e compartilhar minhas experiências num evento incrível, sobre inclusão, ao lado de um amigo de tanto tempo como o Pedro”, comemora Juliana.

Sobre Pedro de Luna:
Nesta biografia densa, emocionante e investigativa, a carreira de 35 anos de Champignon é dissecada nos mínimos detalhes. Resultado de dois anos de árdua pesquisa e dezenas de entrevistas com parentes, amigos, fãs, músicos, namoradas, produtores, jornalistas, radialistas, VJs, fotógrafos e empresários: “Quem curtiu as minhas biografias do Planet Hemp, do niteroiense Speed e do Chico Alencar tem tudo pra curtir o meu novo livro sobre o Champ e, claro, o Charlie Brow Jr”, convida o autor.
Ainda que o livro não seja sobre saúde mental, ao longo das 496 páginas o autor vai dando pistas de traumas e possíveis gatilhos para a depressão que levou Champignon a tirar a própria vida. “Essa nova biografia também serve de alerta para os perigos da fama, do dinheiro, das boas e das más influências”, explica Pedro, “tanto que lancei o livro no Setembro Amarelo e doei uma parte da renda proveniente do crowdfunding para o Centro de Valorização da Vida – CVV”.
O geminiano Luiz Carlos Leão Duarte Júnior apaixonou-se cedo pela música, e aos seis anos de idade, já tocava violão clássico. Logo se mostrou um grande talento da música integrou inúmeras bandas na baixada santista, onde ganhou o apelido que o eternizou: Champignon. Aos 12 anos conheceu Chorão, com quem formou a banda de rock.
Charlie Brown Jr, que vendeu cinco milhões de discos e venceu dois prêmios Grammy.

Serviço:
Segunda Inclusiva com o tema “Inclusão, comunicação e rock and roll”
Dia 23/1 (segunda-feira), das 17h às 19h.
Espaço Convivência – Centro de Artes UFF (Espaço de Convivência) – (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói).
Roda de conversa com os escritores e ex-alunos do IACS, Juliana Coutinho Oliveira e Pedro de Luna, mediada por Lucília Machado (UFF), seguida de autógrafos e lançamento dos livros “Transpareço” e “CHAMP”, e da coleção Conte uma História. Mediação de Lucília Machado (UFF).
O evento vai contar com intérprete de libras.
Entrada franca.

AUTISMO EM DEBATE NA UFF

O 5º Simpósio de Autismo da UFF será realizado de forma híbrida O 5º Simpósio sobre Autismo da UFF (SAUFF): Suporte escolar e social para o TEA acontece de 01 a 04 de fevereiro, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos, Niterói. O tema desta edição do SAUFF são os grandes desafios para o...

ler mais
Turismo & Acessibilidade em pauta na UFF

O evento é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa e Extensão DISTURB, pesquisadores da Faculdade de Turismo e Hotelaria, com o apoio da CAPES, do Laboratório de Eventos da FTH (LEFTH) e da empresa júnior LEVE O I Seminário Turismo & Acessibilidade (STA 2023) acontece nos dias 25 e 26 de abril de...

ler mais
UFF discute políticas públicas de acessibilidade e inclusão com o Ministro de Direitos Humanos e Cidadania e a Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A reunião resultou no encaminhamento para a criação de um grupo de trabalho entre a Secretaria Nacional, a Comissão Parlamentar de Pessoas com Deficiência e a UFF, para estruturar uma política pública nacional sobre formação e qualificação em inclusão e acessibilidade. O reitor da Universidade...

ler mais

© Copyright 2023. Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão UFF - Todos os direitos reservados.

Skip to content