Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão – PGCTin

A concepção de inclusão do PGCTIn se trata de uma atitude proativa de mudança para o trabalho pedagógico com diferentes indivíduos. Além da diversidade de um público-alvo de políticas de inclusão que apresenta deficiências de diversos tipos: intelectual, física, sensorial, comunicacional (transtornos do espectro do autismo) e múltipla, se inclui nessa perspectiva os alunos com altas habilidades ou superdotação localizados no ensino formal ou não-formal em diferentes contextos sociais: campo, quilombolas, aldeias indígenas, entre outros.

A concepção de diversidade que vai além de Ciências, Tecnologias e Inclusão também foi adotada neste programa de pós e se apresenta como a expressão da singularidade de cada ser humano, independentemente de idade, gênero, nível socioeconômico ou cultural. A adoção dessas concepções criam uma identidade única para o PGCTIn, quando comparado aos outros da área interdisciplinar da CAPES. A discussão sobre a criação do Curso de Doutorado em Ciências, Tecnologias E Inclusão (CTI) gerou uma proposta pedagógica baseada em um núcleo de docentes de cunho multi e interdisciplinar, cujo intuito é proporcionar a formação científica de um pesquisador da área de diversidade e inclusão, com perfil autônomo na pesquisa da área, multiplicador e divulgador, capaz de fazer escolhas e de responsabilizar-se pelas decisões tomadas e assumidas, apto a definir o seu caminho profissional através das competências adquiridas.

Este profissional será capaz de elaborar, participar e gerir projetos individuais e coletivos, cujos objetivos fundamentais norteiam a construção de uma sociedade democrática, solidária e inclusiva. Trata-se de um doutor que tem como cenário para a sua pesquisa os espaços da sociedade, formais ou não formais, com uma visão inclusiva.

A proposta pedagógica do PGCTIn, estabelecida em conjunto com pesquisadores de outras instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Instituto Benjamin Constant (IBC) e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), está baseada em três pilares principais (Ciências, Tecnologias e inclusão) associados sempre a interdisciplinaridade e a aplicabilidade dos conceitos e hipóteses trabalhados, caracterizando sua identidade com a grande área multidisciplinar e área de ensino da CAPES.

A partir de reconhecimento de um mundo que se caracteriza por constante mudanças, a formação de doutores na área de Ciências, Tecnologias e Inclusão se torna ainda mais importante o estudo e pesquisa sobre o trabalho aplicado com pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

http://pgctin.uff.br/

 

 

 

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